terça-feira, 26 de outubro de 2010

Educação Especial: a Prevenção das Deficiências e a Busca de Melhoras para Amenizar a Deficiência Adquirida


Quando pensamos em pessoas com necessidades especiais fica claro que é preciso discutir terminologia, instrução, formação, atendimento e infra-estrutura para que a deficiência não impeça o indivíduo de viver em todos os aspectos de uma maneira confortável e prática.
No entanto, é preciso primeiro investir na promoção da saúde para prevenir que possíveis deficiências ocorram, pois muitas são geradas por problemas que podem ser evitados. Muitos fatores podem facilitar a prevenção da deficiência, entre eles estão:

•Saneamento básico e educação sanitária, isso pode evitar diversas doenças que causam danos irreversíveis ou mesmo a morte.
•Proteção contra-acidentes, muitos destes podem e devem ser evitados com orientações e materiais adequados de proteção. Como exemplo, podemos citar o caso dos protetores auriculares, que devem ser utilizados nas industrias onde o nível de ruído está acima do nível permitido, afetando a audição dos operários. Os danos mais freqüentemente causados por acidentes no trabalho são deficiência física e surdez.
•Evitar doenças contagiosas através de vacinação, orientação e divulgação.
•Tratar da cura das doenças o mais cedo possível, buscando-se diagnósticos precoces, podendo assim evitar conseqüências irreversíveis.
•Exames realizados no nascimento dos bebês podem servir para a descoberta de alguma anormalidade com necessidade de tratamento, a qual descoberta a tempo e tratada pode evitar uma futura deficiência. Como por exemplo, o teste do "pezinho", ou testes que podem diagnosticar uma futura surdez ou cegueira. Mas é preciso que todos tenham direito a esses exames e que haja uma orientação e principalmente informação para que todos, além do acesso, estejam cientes que é preciso realizá-los.
•A orientação aos pais sobre o pré-natal e os cuidados básicos que devem ter com o bebê pode evitar que ele se torne um futuro portador de alguma deficiência.
É necessário investir primeiro nos aspectos que podem evitar a deficiência. Alertar para os cuidados, precauções e principalmente informações à população.
No entanto, esses fatores e a falta de informação para a população são falhos, mas estão melhorando. A vacinação e alguns testes têm evitado deficiências antes comuns. Uma vitória alcançada é a erradicação da poliomielite, graças a grandes campanhas de informação e o esforço das autoridades.
Nem toda deficiência pode ser prevenida e evitada. Mas podemos diminuir o número de casos com vacinas, cuidados e precauções.
Melhoras Possíveis para Amenizar a Deficiência

Quando a deficiência existe e não há mais nada a fazer para solucionar o problema do indivíduo, é preciso então buscar alternativas para amenizá-la. Muito se pode fazer para bebês e crianças que têm algum tipo de deficiência, para que possa ter alternativas de melhora no desenvolvimento físico e intelectual.
O esclarecimentos aos pais da deficiência que seu filho possuí e o que eles podem fazer é muito importante. Em alguns casos, onde os pais sentem-se incapazes ou perdidos é preciso oferecer apoio, isso pode ser fundamental para conseguir que eles aceitem e entendam a deficiência, para poder trabalhar melhor com seus filhos.
No caso dos adultos que adquirem alguma deficiência, o treinamento e a reeducação são necessários para possibilitar a máxima utilização das capacidades restantes, ensinando-os a alcançar os melhores resultados.
A intervenção precoce pode ajudar o desenvolvimento dos bebês. A fisioterapia, a linguagem e a estimulação podem ser trabalhadas com profissionais e também com os pais que devem ser orientados no que for preciso.
No entanto, apesar de procurar amenizar, é importante mostrar a realidade, que o indivíduo possuí uma deficiência. Isso deve estar claro para os pais e para o próprio indivíduo. O termo "Indivíduos com Necessidades Especiais" expressa de maneira menos aversiva essa realidade.
Infelizmente nem sempre se pensou assim, vamos relembrar um pouco da história de como as pessoas consideradas fora do padrão estipulado como normalidade foram tratadas.

fonte : http://www.profala.com/arteducesp54.htm

2 comentários:

  1. Pri...seu blog esta muito bom..bem explicado....td que muita gente nao sabe eprecisa saber está aqui! parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada....continuarei postando mais e com muito prazer.

    ResponderExcluir